Creative Commons – Uma alternativa

pirate-dominio publicoUma das grandes preocupações de qualquer um de nós que escreve ou cria alguma coisa é a pirataria. Esta preocupação é maior nas pessoas que se auto publicam, quer em blogs, quer em e-books.

A alternativa de registrar a obra na Biblioteca Nacional é demorada para os padrões da internet de hoje e mesmo assim a pirataria pode ocorrer.

Mas e, se em vez de cercear as cópias, eu permitir?

Já que vão copiar de qualquer jeito, eu posso dizer claramente:

Copie, modifique, distribua, mas diga que fui que escrevi.

Esta é proposta da Creative Commons (CC).

A ideia desta entidade sem fins lucrativos é criar mecanismos legais e técnicos para um autor permita o uso de suas obras por outros, sem que sejam infringidas leis de diretos autorais.

Isso é muito interessante na internet, onde a colaboração entre pessoas é muito intensa, a exemplo da Wikipédia. O que muitas vezes engessa o processo é legislação de direitos autorais e flexibilizar esta forma de proteção é que a Creative Commons se propõe a fazer

Pelas suas normas, os autores e criadores podem decidir como e sob que condições seus materiais podem ser utilizados por terceiros.

Para isso, a Creative Commons oferece várias combinações de licenças e tudo que o autor precisa fazer é deixar claro essas condições. Isso pode ser feito no próprio site da organização, por este link.

Certamente isso não significa uma proteção contra a pirataria, mas sim um meio para ela deixar de ser relevante. E flexibilizar sua obra não vai fazer você deixar de lucrar com ela.

Mais informações, clique aqui.

Anúncios

Marcado:,

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: