A Técnica Pomodoro de Produtividade

Il pomodoro

Nós, escritores somos mestres em consumir tempo de forma improdutiva e justificamos dizendo “isso é necessário para minha criatividade” e outras desculpas. E na verdade às vezes temos que correr com um original porque o prazo para aquela coletânea está estourando, tudo porque ficamos muito tempo lendo e-mails e passeando na internet (se você chegou aqui passeando, fique mais um pouco. Garanto que vai valer a pena).

Pomodoro é um alarme de cozinha em forma de tomate (pomodoro é tomate em italiano), que, após armado, tocará em um tempo determinado, pré ajustado.

Ele foi usado como uma metáfora por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 para indicar um tempo pré estabelecido para realizar uma tarefa. Ele criou uma unidade de tempo mínimo ideal de 25 minutos, que ele chamou de um pomodoro. Cada tarefa pode ter um ou mais pomodoros. O ideal é que cada pomodoro ocorra sem interrupções, como, por exemplo, atender telefones. Se uma tarefa tiver mais de um pomodoro, realiza-se uma interrupção curta entre um e outro pomodoro, anota-se e retoma-se o processo.

Ao todo, são cinco passos para implementar o uso de pomodoros numa tarefa:

  1. Escolher a tarefa a ser executada
  2. Ajustar o “pomodoro” para 25 minutos
  3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque e registrar.
  4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  5. A cada quatro “pomodoros” fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)

O que devemos fazer quando ocorre uma interrupção? Paralisamos nosso pomodoro e retomamos em seguida à interrupção. Anotamos a ocorrência e a natureza desta interrupção e reiniciamos o pomodoro.

Quando terminarmos a tarefa, contamos quantos pomodoros usamos para realizá-la. Qual a vantagem disso? Sabemos exatamente quanto tempo levamos para fazer a tarefa efetivamente e o número de interrupções que aparecem durante o processo. Isso vai permitir verificar que tipo de interrupções estão ocorrendo e qual o impacto em nossa produtividade. Mas lembre-se: o ideal é realizar o pomodoro sem interrompê-lo. Por isso é importante avisar quem está próximo deste procedimento, do contrario esta pessoa pode ser uma fonte de interrupções desnecessárias. Peça a seus colegas e familiares para que o ajudem a implementar este hábito.

Será que aquele telefonema era mesmo urgente? Ou responder aquele e-mail? O passear pela internet só para dar uma olhada?

Depois desta análise temos uma visão boa de como nosso tempo é usado e usar estas informações para melhorar nossa produtividade.

O melhor de tudo é que isto pode ser implementado sem custo. Basta um cronometro com alarme (a maioria dos celulares tem) e uma folha de papel e há softwares bem simples gratuitos para implementar a técnica.

Quer saber mais? Clique aqui, aqui e aqui.

Este post foi escrito em 40 minutos e 37 segundo, usando a técnica pomodoro. 
Informações obtidas a partir do curso Produtividade Ninjaninja
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